Arquidiocese de Belém realiza missa de envio e despedida de Dom Irineu Roman

Os fiéis católicos de Belém se despedem nesta quinta-feira de Dom Irineu Roman que está será transferido como primeiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santarém. A missa de envio e despedida acontece as h, na Basílica Santuário de Nazaré. A celebração contará com a participação de todo clero da Arquidiocese.

“Nós perdemos, perdemos para ganhar juntamente pelo testemunho, o trabalho, a presença, a convivência dos três bispos em comunidade durante esses anos. Nosso Senhor leva Dom Irineu não para longe, mas para continuar o serviço da igreja, eu posso testemunha e faço também em nome de Dom Antônio, e faço com muita alegria, a competência e a dedicação inigualável de Dom Irineu ao serviço da Arquidiocese. Nossa Arquidiocese se orgulha em oferecer para Santarém esse novo Arcebispo, Dom Irineu Roman”. Palavras de Dom Alberto durante o anúncio de Dom Irineu como arcebispo eleito de Santarém.

Dom Irineu Roman é nomeado primeiro arcebispo de Santarém — Foto: Diocese de SantarémReprodução

Em de julho de o então Padre Irineu Roman chegou à Belém do Pará, e tomou posse na Paróquia Santa Edwiges em de outubro do mesmo ano, assumindo até o ano de . Também em Belém exerceu atividades de vice-Diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo.

Atuou até de dezembro de no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, participou de forma permanente de Cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia de janeiro de , sendo ordenado no dia de março de , com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata-RS.

Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, Secretário Regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese, além de ser Apresentador do programa “Entre Nós” e coapresentador do Programa “A voz do Pastor” na Rádio Nazaré vps windows FM.

Dom Irineu deve tomar posse como Arcebispo de Santarém no dia de fevereiro de , em cerimônia na Igreja São Francisco de Assis, do bairro Caranazal, às h.

A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D aniello, de bispos do Regional Norte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB e de outros regionais. Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.